terça-feira, 2 de junho de 2015

COTUCA - Cursos oferecidos - Mecatrônica






MECATRÔNICA

Modalidade: A - Concomitância Interna
Código: 24
Turno: diurno integral
Vagas: 40
Duração: 3 anos mais estágio
Estágio: 540 horas
Ensino Médio: Pode ser realizado no COTUCA a partir da 1a série


O PROFISSIONAL

O Técnico em Mecatrônica atua nas áreas industrial e de serviços, integrando os sistemas produtivos com os sistemas computacionais de controle, suporte e apoio ao ambiente de manufatura. O curso é voltado para as áreas de projetos, monitoramento e controle dos processos produtivos. Atua também no desenvolvimento de projetos de máquinas automatizadas, componentes e dispositivos mecânicos utilizando técnicas da mecatrônica; monitoramento e controle de sistemas de manufatura automatizados; sistemas automatizados de produção que envolvem aspectos operacionais e programação de máquinas e centros complexos de manufaturas (CNC), robôs e manipuladores industriais, sistemas servo controlados (CLP e outros), sistemas CAD/CAM, sistemas de medição e controle.


O CURSO

O curso está organizado em dois módulos.
O primeiro módulo enfatiza a formação do aluno para o trabalho junto ao desenvolvimento de projetos, acompanhamento de processos e análise de materiais.
O segundo módulo aborda os princípios da automação e do controle e planejamento da produção.
As aulas práticas são desenvolvidas em laboratórios no COTUCA e na Escola SENAI, com a possibilidade de aulas aos sábados, das 8h00 às 12h00 ou das 12h30 às 17h00.


O MERCADO DE TRABALHO

Atua nos modernos parques industriais, setores de serviços que envolvem o processo de automação e controle que estão estruturados e/ou estruturando-se na região, com destaque para as empresas do segmento industrial metalmecânico (montadoras automobilísticas, empresas do segmento de autopeças, metalúrgicas, empresas fabricantes de máquinas-ferramenta, etc), nas empresas de alta tecnologia, centros de pesquisas e universidades. Outras frentes de atuação são a indústria aeronáutica e empresas de engenharia em geral. 

 (Fonte: site COTUCA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário